WhatsAPP (51) 9791.1132

Rua dos Andradas 1560, sala 611, Porto Alegre/RS - Brasil - CEP 90020-011

©2019 por RS PARADESPORTO
#FelicidadeGuerreira

 
  • @RSParadesporto

#SemanaPCD: Atletas da RS Paradesporto falam do protagonismo das Pessoas com Deficiência



A diretoria técnica, voluntária, Cintia, e os paratletas Reinaldo e Bruna participaram do colóquio #PCDsProtagonistas realizado no Centro de Cultura da UFRGS, na última quinta-feira (dia 22/08/2019). A atividade fez parte do calendário alusivo à XXIII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, organizado pela Prefeitura.


A palestra foi aberta com uma exposição sobre a questão do PROTAGONISMO das pessoas com deficiência e um quadro das maiores dificuldades para que isso se torne uma realidade em nossa sociedade. Com enfoque nos benefícios das práticas do esporte paraolímpico, Cintia falou sobre o ambiente universitário e a pouca inserção das pautas das pessoas com deficiência nesse universo acadêmico, o que dificulta bastante o tema da inclusão.


Reinaldo Charão pratica basquete em cadeira de rodas e tiro com arco, é funcionário público do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Além de suas experiências no esporte paralímpico, Reinaldo falou de sua trajetória estudantil e profissional, relatando as barreiras e falando da necessidade de as pessoas com deficiência estarem à frente de todos os temas que lhe dizem respeito. Reinaldo falou sobre a importância de criarmos uma cultura de acessibilidade atitudinal em nossa sociedade e que a legislação brasileira é uma das mais avançadas do mundo e estabelece um rol de direitos importante, sendo necessário que cada pessoa com deficiência internalize esses direitos como seus, para defendê-los contra as ameaças decorrentes do quadro político atual.


Bruna Andeglieri Giacomin faz parte da equipe de atletismo paraolímpico da RS Paradesporto. É recordista brasileira na prova dos 800m rasos, categoria T53 e bicampeã brasileira na prova dos 400m rasos. Bruna iniciou a prática de esportes na Escola Paraolímpica Gaúcha, projeto de iniciação paraolímpica da RS Paradesporto e contou aos presentes sobre a importância do esporte no seu desenvolvimento como pessoa e as transformações geradas no seu universo de convivência.



A RS Paradesporto é a maior insittuição paraolímpica do Estado do Rio Grande do Sul, contando hoje com mais de 200 associados e mantendo em atividade o projeto de iniciação paraolímpica (Escola Paraolímpica Gaúcha) e equipes de modalidades de alto rendimento no basquete em cadeira de rodas, atletismo e bocha paraolímpica, além de vários projetos de inclusão e cultura voltados para pessoas com deficiência.


Acesse nossas redes e conheça mais sobre nosso trabalho.

Facebook/rsparadesporto

Twitter/rsparadesporto

Youtube/paradesportoTV

Instragram/rsparadesporto



6 visualizações